Noticias

Dia do Índio será comemorado com feira de artesanato

Dia do Índio será comemorado com feira de artesanato

Em homenagem ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o Instituto Mauá vai promover uma Feira do Artesanato Indígena. Em sua VI edição, o evento irá reunir 40 índios das 14 etnias registradas na Bahia, para apresentar ao público um pouco da sua cultura milenar. Serão 40 barracas, armadas na Praça do Campo Grande, de 18 a 20 de abril, com visitação gratuita das 10h às 18h.

Entre as peças comercializadas, artefatos típicos, panelas, tachos, colares e anéis de ossos e sementes, cocares, pinturas, instrumentos musicais e brinquedos; além das misturas de ervas medicinais. Oportunidade também de conhecer um pouco mais sobre os costumes e tradições indígenas, como a Dança do Toré, em homenagem à divindade Tupã, que os índios costumam encenar durante a Feira.

Para a gerente do Núcelo de Acervo Artesanal do Mauá, Eliana Rocha, a feira fomenta a produção através da comercialização, além de preservar técnicas artesanais absolutamente tradicionais, feitas com as mais variadas matérias-primas, como o barro, fibras, madeira e coco.

A Feira do Artesanato Indígena integra as ações de resgate e preservação do artesanato tradicional, como parte da missão do Instituto Mauá de desenvolver a atividade artesanal em todo o Estado. Desde a primeira edição, em 2007, o evento movimenta, em média, R$ 20 mil em vendas diretas, garantindo geração de renda para as comunidades indígenas.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br

Voltar