Etnias

Tapirapé

Abrir vídeo

Cerimônias

Tapirapé

Cidade: Palmas/TO

Os Tapirapé constituem um povo Tupi-Guarani habitantes da região da Serra do Urubu Branco, no Mato Grosso. Em meados do século XX, estreitaram suas relações com grupos Karajá, antigos inimigos. Na década de 1990, conseguiram reconhecimento oficial de duas TIs, sendo uma delas coabitada pelos Karajá.



Os Tapirapé vivem numa região de floresta tropical, com flora e fauna tipicamente amazônicas, entremeada de campos limpos e cerrados. Agricultores, suas aldeias tradicionalmente se localizam nas proximidades de densas florestas em terrenos altos, onde mantém suas roças. Tapi’itawa, a aldeia mais conhecida do grupo, reproduz as condições ideais para a localização: terreno não-inundável próximo a florestas altas para agricultura, também com proximidade a campos abertos marginais aos afluentes do Araguaia e a um córrego de existência perene, mesmo durante a estação seca. Os Tapirapé exploram alternadamente esse ambiente, segundo a época do ano e atividade a que se dedicam: agricultura, caça, coleta e pesca.



Cerimônia

Corrida de Tora



A Corrida de Tora é uma espécie de desporto indígena que consiste no ato realizado entre dois grupos que competem no carregamento revezado de duas grandes e pesadas toras, geralmente de buriti, por um determinado percurso.

Essa prática esportiva é denominada de uiwede, uma corrida de revezamento em que duas equipes de gerações diferentes correm cerca de 8 km, passando a tora de palmeira de buriti de cerca de 80 kg de um ombro para o outro até chegarem ao pátio da aldeia.



Fonte: Site Povos Indígenas no Brasil | Instituto Socioambiental

Voltar