Destinos

São Gabriel Cachoeira - AM

Hospdegagem

Confira aqui a lista de locais para hospedagem:

    Hotel Cimarne (97) 3471-1425

São Gabriel Cachoeira - AM

São Gabriel da Cachoeira está situado no extremo noroeste do Estado do Amazonas, a 852km de Manaus, na bacia do Alto Rio Negro. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina. O município é considerado um ponto estratégico pelo país. Por essa razão, a cidade é classificada como área de segurança nacional.
Foi o primeiro município brasileiro a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas. Em outubro de 2008 foram eleitos Pedro Garcia, da etnia Tariana para prefeito e André Baniwa, da etnia Baniwa, para vice. No município, nove de cada dez habitantes são comprovadamente indígenas. É a cidade com maior número de indígenas no país, conhecido como Cabeça do Cachorro por seu território ter forma semelhante à da cabeça deste animal.


Características geográficas
Área – 109.185 km²
População – 41.885 habitantes
Densidade – 0,31 hab/km²
Clima – Equatorial


Atrativos turísticos:
A cidade realiza muitas festividades religiosas promovidas ao longo do ano, como a Semana Santa, procissão, festa do padroeiro do município (29 de setembro) e, até mesmo, nas comunidades indígenas coordenada e dirigida pelos devotos. Existem ainda festividades folclóricas como: Carnaval, festas juninas e o maior evento cultural é o Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro - FESTRIBAL, criada através do Decreto Lei N 024 de 13 de Maio de 1996, com objetivo de valorizar, desenvolver, difundir e homenagear os hábitos culturais indígenas da região, está instituída definitivamente no calendário de festividade do município.

Voltar